quinta-feira, agosto 21, 2008

Matemática e trabalho = bate válvula


Uma das minhas manias é relacionar tudo a matemática, mesmo odiando-a mais que banheiro público.

Tenho uma mania de pensar coisas tipo "quantas horas demorou pra tal coisa ser feita?" ou "quantos destes será que existem no Brasil? (geralmente me ocorre com outdoors)"
Enfim, faz me ocupar por alguns meros segundos, com o pensamento longe e o olhar atento do carona.


Essa semana eu recebi um serviço do meu pai: montar 35 estantes de aço. A foto ao lado ilustra o que é esta coisa.

Lá na década de 80, quando esta magnífica invenção surgiu, todo mundo queria ter uma. Mais prática de montar (será?), não envergava nem inchava que nem a madeira. Cupins? Adeus.

Agora, ela é considerada ultrapassada, como mobiliário residencial. Mas sobrevive em arquivos-morto. É aí que eu entro.


Ficava na Av. França (país onde, pasmem, o governo paga para a população um serviço de empregadas e baby-sitters GRATUITAMENTE). É uma filial de alguma empresa de distribuição de remédios.

Trinta e cinco, hum.
Num raciocínio, em um parafuso e outro, me deparei com essa lógica:


35 (estantes) x 6 (nº de prateleiras) = 210


210 (nº de prateleiras) x 8 (quantidade de parafusos, dois por aresta) = 1.680 parafusos + uns 120 para fixação de uma na outra = + - 1.800 parafusos!

O melhor não é a conta, e sim que uns 30% dos parafusos vieram de fábrica com problemas diversos, o que me fazia perder tempo.


Confesso: ODEIO montar estantes de aço.

2 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rikardo disse...

vá se foder,eu tenho uma desssaaas!euhehee
e adoro,serio,é mto útil cara!
Pena que nao tem mais espaço na casa,se não ia querer mais uma.

Também tenho pensamentos e manias crazy.Na real todos temos não é mesmo?!
aabrá